Mais dicas de Toulouse


Tolouse fica na região dos Médios Pirenéus, na área da antiga Occitânia, e lá se fala em dialeto, entre outras tradições.

Tolosa (como se diz em Occitano) é serena, charmosa, cativante, chique e rosa. Rosa, por causa das pedras, usadas na construção dos edifícios.


Se você tiver mais de 12 horas em Toulouse (o que aconselho) há diversas coisas a se fazer. E agora vou contar o que não fiz (ainda?), mas que vi indicações na net. Ao chegar à cidade pegue mapas e os folhetos no escritório de turismo e vá em frente...

 
 
 
Lugares
 
Mercado Victor Hugo, onde se pode comprar produtos locais (pão na La Boulangerie, queijos locais na Betty, e presunto e salame na Charcutaria Garcia), e até almoçar em um dos 5 restaurantes do primeiro piso (Le Louchebem para os peixes e frutos do mar, Le Magret para cozinha francesa do sudoeste). Abre diariamente, exceto segunda-feira, das 6-13h.
 
Les Abattoirs (Allées Charles-de-Fitte 76), o principal museu de arte moderna e contemporânea da cidade. Aberto de quarta a sexta de 10-18h, sáb e dom das 11-19h.
 
Cruzeiro (embarque no Quai de la Daurade) ao longo do rio Garonne e seus canais. Os comentários são em francês, mas fornece-se a tradução dos textos em inglês. Leva cerca de 80 minutos e funciona de meados de março até outubro. As 10:30, 15, 16:30 e 18:30h.
 
Musée Georges Labit (17 rue de Japon) com exposições interessantes de artefatos faraônicos e chineses durante o verão fecha as terças. Grátis no 1º dom do mês.
 
Toulouse é a capital do Programa Espacial Europeu e a 4,8 km do centro (vá de táxi ou pegue o ônibus nº 19 na estação está a enorme Cité de l’Espace (= parque temático na avenue Jean Gonord).intrigantes exposições interativas, com destaque para o foguete Ariane 5 e as réplicas, em tamanho real, da estação espacial Mir. Abre diáriamente de 9-18h (uma hora mais tarde nos fins de semana e durante as férias escolares).
 
Visita à fábrica Airbus (a maior fábrica de montagem de aviões na Europa). O tour dura 90 minutos e há uma viagem de ônibus em torno da Airbus, além de se poder ver a linha de montagem e conhecer um pouco de história.
 
 
Restaurantes

Para comer barato vá à rue des Filatiers.
Les Jardins de l’Opéra - 1 Place du Capitole; fecha dom e segunda. Caro.
Restaurante do Grand Hôtel com pratos modernos e criativos; de frente para a Basilique St-Sernin.
O Le Bruit qui Court (11 Rue Jean Suau) com escargots, vieiras e carpaccio.
Bicoq' (2 rue du Coq d'Inde  com comida em grande parte proveniente da região e barata. Eles promovem os jovens artistas e há exibições pinturas, fotos, móveis, etc.
Le Genty Magre (3 rue Genty Magre) com uma cozinha franco-internacional e estilo sala de estar.
Les Caves de la Marechale (3 rue Jules Chalande), se situa numa imensa cave no coração da cidade.
L'Amphitryon (28 Chemin de Gramont) com cozinha gourmet.
 
Dos restaurantes que servem cassoulet, falei aqui.
 
Doces
 
Pâtisserie Maison Pillon na 2 rue d'Austerlitz (de terça a dom das 8-19.30h).
 
Bares
 
Au Père Louis (45 rue des Tourneurs), um bar de vinhos aberto das 9:30-22h, exceto aos dom.
 
Le Bibent (5 place du Capitole), um típica para brasserie do velho mundo.
 
A place Saint-Pierre (Bar Basque, Chez Tonton) está sempre animada e também a place Arnaud Bernard (La Couleur de la Culotte).
 
Night
 
Liquid Club (2 avenue d’Atlanta) com house, eletrônicas e hip hop até 2h (sáb) e 5h (dom).
 
La Villa Garden (157 Avenue de Lespinet).
Le Frigo (2 Rue des Trois-Journées).
Le Velane (3 Place Montoulieu).
Le Mandala (23 Rue des Ammidonniers) para ouvir jazz.

C’était ça!

Bisous!

Comentários